quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Quero ser Atuário #02

No primeiro post dessa série, eu expliquei como cheguei ao curso de Ciências Atuariais. Agora vou falar sobre os quatro anos de faculdade e o mercado de trabalho.

Duração do Curso

Em geral, o curso dura quatro anos. Na FEA, o curso é oferecido apenas no período noturno, dura no mínimo oito semestres (é possível se formar em até 14, por causa de reprovações, intercâmbio, conflitos de grade horária, etc.) e a contagem da evolução no curso é feita por créditos. Cada noite da semana possui quatro créditos: dois antes do intervalo, dois depois. Cada dois créditos equivalem a uma aula, então no máximo serão duas disciplinas por noite. A semana tem 20 créditos, mas é possível fazer algumas matérias fora do período, como manhã ou tarde e aos sábados. A quantidade de créditos semanais é a quantidade de créditos do semestre, porque eles se repetem toda semana, não sendo somados. Para se formar, portanto, são necessários 160 créditos (20 por semestre durante oito semestres).

Grade Horária

A grade horária sugerida é a seguinte:



Nesses espaços para "Disciplina Optativa", os alunos podem escolher entre as disciplinas oferecidas até mesmo para outros cursos, respeitando uma quantidade definida para escolha entre optativas oferecidas para Ciências Atuariais e disciplinas fora do departamento. 

Entre as optativas oferecidas para o curso, estão disciplinas de economia e contabilidade, além de programação e modelagem estatística, por exemplo.

Mercado de Trabalho

O Atuário é geralmente conhecido por trabalhar com seguros. De fato, este e o ramo de previdência são os principais para a atuação deste profissional. As principais atividades são o cálculo das provisões técnicas, dos prêmios/contribuições e a gestão de risco.

Também é muito comum encontrar atuários em consultorias e auditorias, em especial nos projetos em que o cliente é uma seguradora, um plano de saúde ou uma entidade de previdência complementar. Graças à formação em finanças, esses profissionais também estão nos bancos de investimento.

Como em qualquer graduação, é possível seguir carreira acadêmica, investindo em mestrado e doutorado e escrevendo artigos para congressos e revistas especializadas.

Durante a faculdade, não vi nenhum dos meus colegas com dificuldades para entrar em um estágio. Como são poucos cursos no Brasil e, portanto, poucos profissionais sendo formados a cada ano, o mercado tem uma forte demanda por eles. É bem comum conseguir a efetivação no último ano de faculdade.

---

Bom, esse é o resumo. Se alguém quiser saber mais sobre alguma disciplina, ou sobre a minha experiência no mercado é só deixar um comentário e eu vou ter o maior prazer de responder!

Leia também: Quero ser Atuário #01

Um comentário:

  1. Mesmo depois de formada eu gosto de ler post de profissões diferentes. Essa por exemplo, de atuário eu nem sabia que exista hehehe
    Mas menina do céu, eu tava lendo essa grade e vi só matemática, chorei por você. Sempre fui péssima em exatas!
    Mas boa sorte na sua profissão e continua postando sobre ela para pessoas conhecerem!
    Um beijo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Stephanices, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena